top of page

EMPODERAMENTO E CAPACITAÇÃO
Com vista à autonomia dos beneficiários, o projeto dedica-se ao reforço das capacidades individuais através da organização e realização de:

 

  • Semanas de Empregabilidade, com recurso a metodologias ativas, dinâmicas e participativas, de educação não formal (e.g. dinâmicas, jogos de cooperação, debates, simulação de entrevistas de emprego, vídeos), contando com a partilha de testemunhos inspiradores, conduzindo a um processo de autoconhecimento, orientação profissional e vocacional, estas semanas têm como objetivo o desenvolvimento de competências de empregabilidade e educação para a cidadania.

  • Workshop Personal Storytelling tem como objetivo orientar na construção da história de vida, através da exploração de memórias e estruturação de uma narrativa pessoal, inspirar para a escuta e partilha de histórias de vida – como passo para o desenvolvimento pessoal, é um workshop centrado no autoconhecimento, reflexão sobre obstáculos, capacidade de aceitação e superação, resistência à frustração, reflexão sobre influência social, empatia e colaboração.

  • Sessões de Orientação e Acompanhamento, serão direcionadas para os participantes que estão já numa fase de transição para a reintegração social. São sessões regulares que serão realizadas em pequenos grupos, o que permitirá uma maior ligação, suporte e proximidade entre todos, fortalecendo um sistema de suporte duradouro, para além do projeto. Procurando desenvolver competências e abordar temáticas menos exploradas durante a recuperação (e.g. gestão de tempo, gestão financeira, cidadania ativa, conhecimento dos direitos/deveres, habitação, procura de emprego), havendo espaço para avaliar e explorar os projetos de vida de cada participante, adaptando as temáticas às necessidades e potencialidades de cada um.

  • Micronegócio dentro da instituição, permitindo rentabilizar recursos da comunidade e simultaneamente dar oportunidades de experimentação e treino de capacidades transversais e úteis ao mercado de trabalho. A criação e gestão deste micronegócio (durante a fase de tratamento) permitirá criar e manter a motivação dos beneficiários, assim como a partilha de saberes e experimentação de novas aptidões e ofícios, competências como o empreendodorismo, planeamento, comunicação, gestão financeira, gestão de produção, trabalho em equipa e responsabilidade. O acompanhamento deste micronegócio será realizado de forma próxima, sendo o objetivo que os próprios participantes o façam de forma autónoma. Numa perspetiva de auxiliar este processo, consideramos que a Capacitação em Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios será uma mais valia para abrir portas em outras áreas de conhecimento e dar asas à possibilidade de em muitos casos puderem repensar o seu projeto de vida, e a sua perspetiva em termos de mercado de trabalho.

 

 

CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE SUPORTE
A existência de uma rede de suporte social é um fator crítico de sucesso para a reinserção. Nesse sentido, propomo-nos a construir uma comunidade de suporte através de:

 

  • Criação da Rede de Oportunidades de Emprego, que implica o estabelecimento de acordos com entidades empregadoras e a articulação com estas, assegurando a integração laboral e o acompanhamento dos beneficiários. Um conjunto de empresas que estarão disponíveis para integrar alguns dos participantes no projeto. O acompanhamento próximo dos participantes e organizações irá facilitar o acolhimento e integração do trabalhador. Para o empregador, a mediação funcionará como garantia, transmitindo segurança para aderir e permanecer na rede, contribuindo consequentemente para a vontade de ajudar na integração de um maior número de beneficiários. 

  • Mentoria, pautado pela comunicação positiva, dando visibilidade a casos de sucesso e à trajetória do participante como um processo de resiliência. O Shotgun pretende também criar uma “cadeia de boas ações” entre pessoas já recuperadas e os beneficiários do projeto. Criando um processo de Mentoria, em que pessoas que já passaram por um processo de recuperação serão mentoras das que estão em fase de reinserção social, e posteriormente estas últimas se tornarão “shotguns” (mentoras), ajudando outras.

  • Testemunhos de Recuperação, a recolha e partilha de histórias de recuperação será também uma das atividades do projeto com a finalidade de ajudar no combate ao estigma social existente sobre a problemática. Assim sendo, iremos recolher testemunhos de pessoas que já estão integradas socialmente e que servirão de exemplo e inspiração tanto para os beneficiários do projeto, como para a sociedade em geral.

 

  • Fórum de Partilha de Boas Práticas, serão realizados 2 fóruns públicos em que os participantes nos fóruns (previsivelmente cidadãos da sociedade civil e membros de organizações que trabalham com públicos vulneráveis) poderão conhecer testemunhos e boas práticas na área da reinserção social, tornando-se sensibilizados e conscientes da problemática e facilitadores de uma maior inclusão social.

IMG_3475.JPG
bottom of page